O Marketing Jurídico ou marketing digital para advogados, permite uma melhor compreensão sobre o universo digital e sua infinidade de possibilidades ao seu negócio.
Utilizando as estratégias certas, você pode atrair muito mais clientes e construir credibilidade e autoridade, tudo através da internet!
Usar ferramentas estratégicas podem ampliar clientela e construir boa reputação de escritórios de advocacia
Ainda nos dias atuais, grande parte dos escritórios de advocacia apostam apenas em estratégias tradicionais de marketing e publicidade para manter sua clientela.
As ações são, em sua maioria, anúncios em páginas de jornal ou até mesmo investimentos na comunicação interpessoal entre clientes e possíveis novos defendidos.
Os escritórios maiores e mais antigos acabam por se tornar mais conhecidos por seus nomes de famílias tradicionais, deixando os escritórios menores para segundo plano. A utilização de estratégias de marketing Digital pode representar crescimentos até mesmo para advogados com menos reputação.
Atenção à OAB!
As estratégias e as plataformas possíveis são muitas, mas é necessário tomar o cuidado para respeitar as definições éticas da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB regulamenta a publicidade e o marketing por parte dos escritórios através do Provimento Nº 94/2000. De acordo com a portaria, a publicidade, a propaganda e o marketing para os advogados, devem ser realizados com descrição, obedecendo ao Código de Ética da profissão. Divulgando apenas conteúdo de cunho informativo, dentre eles: identificação de áreas de trabalho e orientações sobre como procurar ajuda.
A portaria veta, no entanto, que a publicidade de escritórios de advocacia compartilhe conteúdos que se pautem pelo auto engrandecimento ou por divulgar dados de clientes. Proíbe também que se façam promoções, relação da advocacia com outras áreas profissionais ou promoção de não pagamento de honorários, e para todos estes detalhes o Marketing Digital deve tomar especial cuidado, pois as sanções da OAB podem causar real prejuízo.
Saiba como e onde traçar estratégias de Marketing Digital?
É evidente que a internet é uma enorme plataforma que integra um mundo de possibilidades ao Marketing Digital. E aplicar essas possibilidades ao mundo jurídico, é uma excelente alternativa para alavancar o número de clientes e ter maior visibilidade dentro do mercado.
O marketing digital pode representar uma boa estratégia e uma ótima oportunidade para que os advogados passem a se expressar com uma linguagem mais dinâmica, próxima e direta, conquistando assim mais clientes. Fugindo um pouco da linguagem jurídica tradicional, que muitas vezes é de difícil compreensão para quem procura os serviços.
Redes Sociais
Ferramentas que têm sido bastante utilizadas pelos escritórios de advocacia são as redes sociais. Manter uma fanpage no Facebook atualizada, ou até mesmo perfis no Twitter e no Instagram, pode ser uma boa vitrine para mostrar a marca e fazer com que seus profissionais se tornem mais conhecidos. O site Juris 4.0 possui profissionais com a experiência adequada para divulgar seu escritório nas redes sociais, com postagens frequentes e gerenciamento de conteúdo para facebook e instagram. Acesse: www.juris4-0.net
Blog
Mídias bastante interessantes que também são utilizadas por vários escritórios de advocacia ao longo do país são os blogs. Plataformas que oferecem de forma gratuita são: WordPress, blogger ou wix. A estrutura deste tipo de portal online é quase sempre a mesma, e de fácil manuseio e administração.
Porém, para manter um blog mais profissional, sugerimos a compra de um domínio com ou o nome da sua empresa, ou o seu nome profissional. Pois, as plataformas gratuitas, não passam credibilidade, uma vez que na “url” aparece o nome da plataforma junto ao nome que você escolheu. Por exemplo: https://www.juris4-0.net/
Sites e Landing Pages
Assim como o blog, recomendamos, ainda, a construção de sites e Landing Pages (servem para captação de e-mails de possíveis clientes, por exemplo através de e-books). Com estes tipos de mídia, a empresa de advocacia passa a ter um endereço fixo na internet, possibilitando uma maior facilidade de ser encontrado nos canais de busca, como o Google.
Lista de E-mails
Outra excelente estratégia é a construção de listas de e-mails, e isso acontece facilmente através das Landing Pages. É uma forma de buscar uma aproximação mais direta e mais proativa com clientes, possíveis clientes e parceiros do escritório, sempre de forma a respeitar o interesse do público.
O conteúdo das mensagens enviadas aos clientes e parceiros deve ser de cunho informativo e ter alguma relevância para quem irá ter contato com aqueles e-mails.
Caso de sucesso – Marketing Jurídico para advogados
Um escritório de advocacia previdenciária, da cidade de Florianópolis, começou a utilizar estratégias mais eficazes de Marketing Digital, e os números positivos se traduziram em mais clientes para os advogados. A aposta da empresa foi pautada por 4 passos que acabaram dando bem certo. Vejamos:
1. Desenvolvimento de uma Landing Page, para ajudar na captura de e-mails através da oferta de algum conteúdo (informativos, e-books, newsletter, planilhas);
2. Após colhido o e-mail, o escritório envia um primeiro e-mail contendo informações gerais e links para textos no site do escritório.
3. No primeiro e-mail há a conferência de informações mais específicas referentes ao interesse do cliente;
4. E no e-mail seguinte, uma breve apresentação dos advogados e a quantidade de causas ganhas são mostradas.
Com uma comunicação correta e de sucesso, o escritório estabelece o contato com o cliente (lead), e parte para as conversas via telefone ou whatsapp.
No caso em tela, o escritório catarinense utilizou uma página (landing page) e e-mails dedicados a conteúdos relevantes para ajudar na conquista do cliente. Um uso adequado do marketing digital para uma empresa que, por lei, tem de agir de forma discreta e sensata quando o assunto é marketing jurídico ético e consciente.
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