Inicialmente vale a pena definir o que é assessoria de imprensa: são ações de relacionamento e conteúdo para posicionamento do cliente (empresa, produto, porta-voz) em veículos de imprensa e comunicação (jornais, revistas, TV, rádio, portais noticiosos e segmentados) como mídia espontânea, ou seja, não paga.
Entre os benefícios de utilizar soluções de assessoria de imprensa estão:
· Visibilidade e reforço de marca;
· Construção de autoridade, credibilidade e reputação.
Isso é feito através de sugestões de pautas e temas para posicionamento do cliente na mídia, artigos de opinião, entrevistas, casos de sucesso, participação em eventos, posicionamento do cliente como referência dentro de seu mercado etc.
Os Escritórios de advocacia enfrentam frequentemente um problema na hora da busca por novos clientes: as limitações que o Código de Ética da OAB e o Provimento 94/2000 impõem acerca de publicidade. Para os advogados é proibida a criação de campanhas publicitárias com foco na mercantilização dos serviços.
No entanto esses profissionais do direito são autorizados a ter sites, blogs e páginas nas redes sociais e a utilizá-los de forma informativa, mas não podem se valer dos canais da web para ofertar serviços, nem para fornecer abertamente consultas via redes sociais ou WhatsApp.
Para ganhar visibilidade da marca do escritório é bastante promissor o uso de uma Assessoria de Imprensa com estratégias eficazes. A participação em matérias em grandes veículos de comunicação de massa e nos segmentados é um endosso importante à marca, gera confiança e reconhecimento pelos possíveis clientes.
Para que você possa entender melhor sobre como funciona à atuação da Assessoria de imprensa para advogados, vamos mostrar para vocês alguns pontos principais sobre esse assunto.
Vamos conhecê-los?
Como a Assessoria de imprensa pode auxiliar os escritórios de advocacia na captação de novos clientes?
A Assessoria de Imprensa para escritórios e profissionais da área jurídica se divide em duas etapas:
• O trabalho da imagem do profissional ou do escritório;
• Entendimento acerca do que é notícia dentro dos escritórios de advocacia ou na prática advocatícia.
Como a Assessoria de Imprensa atua?
A Assessoria de Imprensa é responsável por moldar uma estratégia de relacionamento entre o profissional do direito e o veículo de mídia, visando a participação em pautas estratégicas contendo o ponto de vista do advogado sobre o tema que estaria sendo debatido na matéria. Além disso, a divulgação de resultados do escritório, de participação de seus especialistas em palestras, cursos, feiras e eventos, publicação de artigos e etc.
A intenção da Assessoria de Imprensa é trazer o reconhecimento da marca e dos profissionais por meio da divulgação do conhecimento e informação.
Como a Assessoria de Imprensa deve impactar nas mídias sociais?
A melhor maneira que a Assessoria de Imprensa poderia atuar visando atrair clientes para o escritório seria gerenciando as redes sociais com conteúdo de valor e importantes para o dia a dia do cidadão. A Assessoria irá identificar as melhores redes para poder trabalhar à marca do escritório, inclusive, fará o possível para atuar da maneira mais adequada levando em consideração as Políticas de Atuação das plataformas.
O Marketing de Conteúdo pode ser um excelente auxílio para a Assessoria de Imprensa de um escritório de advocacia, considerando o fato de que os advogados precisariam trabalhar as redes sociais através de um conteúdo de valor, otimizando-o para que ele seja relevante para o leitor e até mesmo utilizar ferramentas trabalhando o SEO para que o conteúdo consiga conversar eficazmente com os mecanismos de busca. Afinal, o conteúdo e a divulgação do conhecimento seriam as estratégias mais pertinentes para um escritório de advocacia, uma vez que existem as proibições vigentes.
A Assessoria de Imprensa é responsável por trabalhar a imagem, a influência, trazer novos clientes e garantir que a prospecção do escritório aconteça, portanto, a recomendação é que o advogado busque encontrar uma boa Assessoria para o seu escritório visando distribuir à sua marca nos veículos de comunicação através da sua expertise, conhecimento e informações de valor, dentro dos parâmetros éticos.
Como atuar em cada uma das principais redes sociais?
LinkedIn:
Indiscutivelmente o LinkedIn, dentre os exemplos trazidos neste texto, é o que apresenta a maior segmentação. Ações de assessoria de imprensa nesse contexto têm um tom de maior seriedade e são mais direcionadas, como na criação de algum conteúdo focado em profissionais de um mercado específico, por exemplo.
Facebook:
A maior rede social virtual do mundo tem um significativo potencial de viralização do conteúdo (quando a informação passada possui relevância para gerar tal engajamento), tornando o espaço propício para divulgar releases e estabelecer um canal direto de relacionamento com os públicos.
Instagram:
Divulgação de coleções e lançamentos, peças exclusivas e editoriais, além do dia a dia da empresa, por exemplo, são conteúdos que podem ser bem explorados nesta rede social. As lives e os Stories são ferramentas interessantes para diversas estratégias, como visibilidade e humanização das marcas.
Youtube:
O vídeo é indiscutivelmente o formato de conteúdo de maior preferência na internet. A assessoria de imprensa pode conduzir entrevistas e comunicados oficiais, divulgar vídeos institucionais e elaborar conteúdos mais atraentes para transmitir as informações-base dos tradicionais releases.
Confira, ainda, 5 dicas essenciais para uma boa assessoria:
1) Torne-se uma verdadeira autoridade no assunto.
Pesquise amplamente o conteúdo relacionado ao negócio, não se limitando apenas à marca/organização em si.
2) Aproveite para contar histórias e cases de sucesso.
É mais correta maneira de atrair a atenção, afinal todo mundo gosta de uma boa história...
3) Não seja simplista e não se resuma aos textos.
Para cada estratégia e objetivo traçado e público almejado tem que se analisar qual o formato ideal de transmitir o conteúdo.
4) Pense de forma humanizada nas pessoas.
Assessoria, jornais, redes sociais, assessorado, tratam-se de pessoas e em como oferecer algo que seja realmente útil a elas.
5) Faça de forma personalizada.
E que isso seja frequente. De acordo com a mídia escolhida, com o público atingido, entregue a mesma informação em múltiplos conteúdos, em diferentes plataformas.
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