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Gestão de escritório de advocacia

Será que uma consultoria trará resultado para o meu escritório?



Existem alguns advogados que questionam se uma consultoria traria resultados para os seus escritórios e se possuem recursos financeiros suficientes para tal.


Há outros que vivem perguntando: Como fazer a captação de clientes advocacia?


Ou como posso me inserir neste novo momento, transformando meu escritório numa advocacia digital?


A priori, antes de trazer as respostas, gostaria de falar um pouco sobre o tema que está por trás de todas essas perguntas: a administração de escritório de advocacia.

As dúvidas que pairam sobre os advogados estão sempre relacionadas às melhores práticas de gestão jurídica.


A administração de escritório de advocacia se dá com base em uma série de conhecimentos, tais como a estratégia empresarial, o marketing jurídico, finanças, capital humano, tecnologia da informação e controladoria jurídica, entre outras.


É fato que nenhuma das áreas citadas acima são abordadas nas escolas de Direito brasileiras. Algumas poucas iniciativas, em nível de especialização (Ex.: MBA em Gestão Jurídica), trazem tais conhecimentos, mas ainda assim, há um abismo entre a teoria e a prática.


Justamente para preencher esta lacuna entre a teoria e a prática é que uma consultoria de gestão jurídica faz sentido para um escritório de advocacia.

Uma consultoria especializada pode, em pouco tempo, empoderar os profissionais de um escritório, independente do seu tamanho, para poder fazer a administração de maneira eficaz e profissionalizada de um escritório de advocacia.


A consultoria permite um encurtamento da curva de aprendizado, uma vez que a experiência dos consultores traz a teoria aliada às melhores práticas já vivenciadas.

Obviamente, cada escritório jurídico possui as suas peculiaridades e cabe à consultoria perceber essas sutilezas, desenvolver as ferramentas e procedimentos adequados a cada cliente para que sejam alcançados os melhores resultados.


Mas quanto custa uma consultoria?

Uma consultoria pode custar tanto quanto uma pós-graduação ou até mais, dependendo do escopo, mas traz resultados muito mais acelerados, uma vez que a teoria já é dominada pela equipe de consultores, restando apenas o treinamento dos membros do escritório e a aplicação, na prática, das ferramentas de gestão.

Além disso, com a utilização da tecnologia, reuniões de consultoria não precisam mais ser realizadas presencialmente, o que reduz significativamente os custos com deslocamentos e hospedagens.

Graças à tecnologia escritórios de qualquer porte, área ou instalado em qualquer parte do Brasil podem ter acesso a profissionais com grande conhecimento em administração de escritório de advocacia.


Como fazer a captação de clientes na advocacia?

Esta pergunta traz o tema marketing jurídico à discussão. Na grande maioria das vezes advogados acreditam que há uma fórmula mágica que atrairá, sem muito trabalho, novos clientes para a banca.

Gostaria de evidenciar que marketing jurídico dá muito trabalho e exige algum dinheiro, tempo e consistência.

Vejamos abaixo uma tabela como exemplo da execução de estratégias de marketing digital para advogados, que aponta quanto em recursos (tempo e dinheiro) a execução de um trabalho de marketing jurídico exige:


Assim, vemos que para executar uma campanha de marketing digital para um escritório são consumidas, no mínimo, 50 horas mensais e são necessários R$ 500,00 de investimento mínimo.


Executando de maneira sistemática com ações como estas, seu escritório começará a ter resultados após alguns meses (em torno de 6 meses). E vale a pena. Sabe porque?

Note que se nestes 6 meses o escritório converter 1 único cliente que pague R$ 3.000 de honorários, todo o investimento foi pago. Mas se você for regular e sistemático com tais ações, muito provavelmente, você conseguirá gerar bem mais do que um cliente por semestre.


Em síntese, percebe-se que uma gestão adequada em um escritório de advocacia, assim como em empresas de outros segmentos, pode trazer vantagens como:


1.   REDUÇÃO DE CUSTOS

A redução de custos é uma preocupação constante de todo e qualquer escritório que almeja sobreviver e prosperar. Sem controle de custos, nenhum escritório sobrevive ou prospera. Todavia, mesmo sendo essa uma atividade chave do escritório, ela tem sido amplamente negligenciada. Reduzir custos pode fazer com que o escritório possa atuar no mercado com uma margem de lucratividade maior.


2.    PLANO DE MARKETING JURÍDICO DEFINIDO

É importante salientarmos que a publicidade de escritórios de advocacia não segue as mesmas regras dos outros tipos de negócio no mercado. Existe um Código de Ética e Disciplina da OAB, que estabelece como deve ser feita a divulgação desses escritórios. Definir um planejamento de marketing jurídico garante uma boa imagem do negócio, fazendo com que o escritório se posicione no mercado da melhor forma e consiga atrair mais clientes.


3.   AUMENTO DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES

Já dizia o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler:

“conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um”.

Uma boa gestão pode garantir a satisfação de um cliente por meio de práticas de fidelização eficazes.


4.   PROCESSOS BEM DEFINIDOS E PADRONIZADOS

O ambiente de negócios é cada vez mais complexo e a demanda jurídica também cresce. Por isso, procedimentos padronizados garantem a agilidade dos escritórios, além de trazerem assertividade na comunicação entre eles. Processos bem definidos trazem, além do aumento de produtividade e a certeza de que todas as etapas necessárias para concluir uma atividade serão realizadas, a possibilidade de rastrear todas as ações da equipe.


5.    FOCO NA GESTÃO ESTRATÉGICA

Permite:

a) Considerar fatores internos e externos à empresa;

b) Formulando metas e objetivos;

c) Escolhendo as melhores ações e formas de execução para direcionar o escritório rumo ao sucesso.


A gestão estratégica é importante para que a empresa se desenvolva de forma responsável e segura, alcançando melhores patamares no mercado e resultados otimizados.


Dúvidas e consultorias entre em contato conosco: juris4.zero@gmail.com

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